Benefícios da tecnologia – Entenda os pontos positivos

Hoje você vai entender quais são os benefícios da tecnologia, e compreender os pontos positivos que ela traz para a nossa sociedade.

A princípio, antes de entender quais são os benefícios da tecnologia, precisamos compreender o que de fato é tecnologia. Tecnologia nada mais é que o estudo ou a “maneira de fazer” de certas atividades do ser humano. Pode parecer complicado mas não é. Vamos citar alguns exemplos para ficar um pouco mais claro.

Por exemplo, o celular é uma tecnologia de comunicação, isto é, uma maneira de possibilitar a comunicação entre as pessoas. Outro exemplo: o cartão de crédito é uma tecnologia para fazer compras e vendas. A I.A (inteligência artificial) é uma tecnologia capaz de fazer com que as máquinas “aprendam” como se humanos fossem.

Então, você já deve ter percebido que a tecnologia parece só trazer facilidades para as pessoas. Ou seja, a maioria das tecnologias proporciona certas comodidades que não existiam há alguns anos trás. Dessa forma, à primeira vista nós podemos perceber que a tecnologia traz-nos apenas benefícios.

Enfim, vamos ver quais são os benefícios da tecnologia para a educação, para a saúde, para o trabalho e também para várias outras atividades que fazemos todos os dias. Vamos olhar também se estes benefícios são reais, ou seja, se eles trouxeram facilidades ou uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Portanto, vamos começar primeiramente analisando os benefícios gerais da tecnologia e em como ela favorecer os seus usuários. Depois, veremos como a tecnologia pode beneficiar algumas áreas específicas e examinaremos se realmente existem vantagens concretas para a sociedade.

Quais são os benefícios da tecnologia – As 3 maiores vantagens

A boa utilização da ciência tecnológica trouxe certos benefícios, e não são poucos. Ou seja, a cada nova tecnologia que aparece para o uso da sociedade, então vêm uma nova facilidade ou vantagem junto com ela. Portanto, vejamos alguns dos principais benefícios da tecnologia:

VEJA TAMBÉM:  Top 10 melhores Notebook gamer barato

Comodidade

A tecnologia trouxe comodidade para as pessoas. Só para exemplificar, podemos citar o Internet Banking (aplicativos de bancos). Antigamente, as pessoas precisavam ir pessoalmente até à agência bancária para pagar as suas contas. Hoje em dia, isso pode ser feito pelo celular através do app do banco.

Outro exemplo de como a tecnologia tornou as coisas mais cômodas é o GPS. Há décadas atrás, era necessário usar um mapa de papel para olhar as ruas e avenidas se quiséssemos viajar de carro para locais que não conhecíamos, ou ainda para encontrar ruas que antes eram estranhas.

Facilidade de comunicação

Há algumas décadas atrás, se as pessoas quisessem falar com alguém por telefone, elas precisava usar o aparelho de telefone disponível em suas próprias casas, ou na casa de vizinhos, amigos ou até de estabelecimentos comerciais. Havia também o orelhão – telefones públicas disponíveis na rua. Com o celular, isso acabou.

Além disso, a tecnologia trouxe a comunicação por imagem (vídeo). Dessa forma, as pessoas agora podem ver umas as outras pela tela do celular, seja através por uma chamada de vídeo do Whatsapp ou com aplicativos de conversa tais como o Skype ou o Zoom. Esse é mais um dos notáveis benefícios da tecnologia.

Educação

Se por exemplo antes as pessoas precisavam ir até a escola de inglês para aprender esse idioma, atualmente basta somente baixar um aplicativo para estudar inglês, ou ainda matricular-se em um curso de inglês online onde há até mesmo professores nativos da língua inglesa que auxiliam no processo de aprendizado.

Benefícios da tecnologia na educação infantil

Se a tecnologia trouxe muitas vantagens para a sociedade como um todo, a educação infantil certamente também foi muito beneficiada. Além dos cursos e aulas online, as vantagens vieram na maioria através dos aplicativos. Os benefícios da tecnologia na educação infantil foram muitos, com destaque para 3 exemplos:

VEJA TAMBÉM:  O avanço da tecnologia - Fatos claros e imparciais

Facilidade no acesso à literatura

Juntamente com a tecnologia, vieram também os livros eletrônicos, conhecidos como e-books. Dessa forma, os livros podem ser carregados em um simples celular ou em dispositivos específicos para a leitura desses livros digitais, a que chamamos de e-Readers, onde o Kindle é o dispositivo mais conhecido.

Recursos pedagógicos para professores

Com a tecnologia, os professores de educação infantil têm à sua disposição uma infinidade de recursos pedagógicos que podem ser utilizados para potencializar os resultados obtidos em seus métodos de ensino. Ou seja, a tecnologia dá ao professor meios de avaliar mais precisamente o rendimento do aluno de forma personalizada.

Inclusão da família no processo de aprendizado

Com a tecnologia, os pais têm agora um meio de estar mais presentes na educação infantil. Através de ferramentas de ensino à distância ou de aplicativos que têm por objetivo ajudar na assimilação de algum conhecimento novo, em qualquer que seja a área ou matéria – os pais têm a oportunidade de participar ativamente.

Conclusão – Os benefícios da tecnologia são maiores que os eventuais malefícios?

É inegável que os benefícios da tecnologia são praticamente incontáveis, e poderíamos facilmente enumerar aqui mais de uma dezena de outros benefícios, todavia há quem defenda que a tecnologia deve ser utilizada com alguma moderação para evitar que ela produza o efeito contrário.

SAIBA MAIS:

O melhor app para monitorar o Whatsapp dos filhos

O que é identidade digital? Saiba quais são seus benefícios

Celular travou? Saiba o que fazer quando isso acontece

Sendo o ser humano dotado da necessidade de interações sociais, comunicável e apto para construir relacionamentos, então podemos supor que a tecnologia poderia levar as pessoas de algum modo para fora desse convívio social na medida em que a tecnologia traz cada um de nós para dentro de um universo individual.

VEJA TAMBÉM:  Como baixar vídeo do Facebook para compartilhar com seus amigos

Só para exemplificar, é cada vez maior o número de pessoas que têm a sensação de que as redes sociais trouxeram uma consequência prática que é a seguinte: a rede social faz quem está longe ficar mais perto, e faz quem está perto ficar mais longe. Quase nada poderia ser tão verdadeiro e claramente observado.

Portanto, cabe a cada um de nós ter moderação e critérios ou limites para a utilização de certas tecnologias, pois se por um lado os benefícios da tecnologia são muitos e inconstestáveis, por outro lado ela pode colocar os indivíduos em uma espécie de dependência a qual pode não ser tão benéfica assim, sobretudo se falamos de crianças.

Enfim, vale muito a pena que os pais tomem uma consciência cada vez maior no sentido de colaborar com seus filhos no sentido de que façam uso equilibrado da tecnologia. Só assim teremos, no futuro, adultos também equilibrados e capazes de agir no mundo para além da tecnologia. Um abraço e até mais!

Aguarde …

0