o que servir em festa infantil de 1 ano

O que servir em festa infantil de 1 ano

Veja nesse post o que servir em festa infantil de 1 ano. Confira dicas para escolher o cardápio ideal para a primeira festinha da sua criança.

Veja nesse post o que servir em festa infantil de 1 ano. Confira dicas para escolher o cardápio ideal para a primeira festinha da sua criança.

Finalmente está chegando o grande e tão esperado dia quando vocês comemorarão o primeiro aniversário da sua criança! Este é sem dúvida um momento bem especial e que merece ser muito comemorado por vocês! Uma festa de aniversário infantil é perfeita para marcar este momento. Mas o que servir em festa infantil de 1 ano? Para responder essa dúvida tão comum no post de hoje nós vamos te dar algumas ideias do que você pode servir na sua festa para que os convidados fiquem felizes e satisfeitos com o cardápio servido.

O que servir em festa infantil de 1 ano
Foto por Villa Carambola

Nós devemos levar em conta que geralmente em uma festa de um ano, a maioria dos convidados é composta por adultos, não é mesmo? É claro que a sua pode ser exceção, mas normalmente é assim que funciona (afinal, sua criança só tem 1 ano e tem menos amiguinhos que uma criança em idade escolar!) Por isso, na hora de pensar no cardápio nós devemos ver o que agrada mais aos adultos convidados. É claro que você deve servir alguns alimentos que as crianças presentes gostem também, mas você deve também ter pratos mais sofisticados que agradem ao paladar adulto.

Para não errar, antes de mais nada é muito importante que você analise o perfil dos seus convidados. Na sua festa, terão mais adultos ou mais crianças? Mais jovens ou mais idosos? Há alguém na festa que tenha algum tipo de restrição alimentar ou intolerância, como por exemplo intolerância ao glúten ou à lactose? Algum diabético? É sempre bom levar essas questões em consideração para agradar a todos. Seus convidados se sentirão gratos por você pensar neles de forma especial e oferecer um cardápio que atenda ao gosto, perfil e necessidades especiais deles.

O que servir em festa infantil de 1 ano mais tradicionais

Se a sua festa vai mais para o tradicional, uma boa solução para agradar a todos os convidados é servir um almoço variado, quem sabe com churrasco e uma grande variedade de saladas (para a alegria dos veganos e vegetarianos), e também servir algo mais leve e descontraído que agrade mais o paladar infantil. Isso em se tratando da hora do almoço. Caso sua festa aconteça na hora do jantar, pode-se servir uma gostosa massa acompanhada de uma carne e mantendo a salada. Com certeza agradará os adultos.

O que servir em festa infantil de 1 ano
Buffet com churrasco é uma escolha tradicional e que costuma agradar a muita gente – Foto por Emerson Lourenço
O que servir em festa infantil de 1 ano
Servir uma salada colorida vai agradar em cheio a turma fitness – Foto por @josehssilva

Uma novidade que tem feito sucesso nas festas são as mini porções. Fica muito legal você servir mini porções de vários tipos de massas italianas, por exemplo, em pequenos potes de louça, uma graça!

O que servir em festa infantil de 1 ano
As comidinhas nos potinhos são novidade, mas os sabores são bem tradicionais – Foto por Comemore Sempre – Gastronomia

E para agradar a criançada que for na festa você pode colocar uma mesa à parte com muitos lanchinhos e salgadinhos, que elas mesmas podem se servir entre uma brincadeira e outra (veja algumas dicas legais no vídeo ao final deste artigo). Ah claro, alguns adultos também vão querer dar uma passadinha nessa mesa… Você também pode optar por ter uma mesa de frios onde os próprios convidados vão se servir bem à vontade. Ela pode ser a entrada ou estar presente durante toda a festa.

O que servir em festa infantil de 1 ano
Uma tábua de queijos e frios pode ser uma opção tradicional de entrada para os convidados – Foto por Le Petit Chéri
O que servir em festa infantil de 1 ano
Que tal servir strogonofe? Este cardápio não dá muito trabalho para fazer e agrada bastante ao paladar do brasileiro – Foto por Buffet Espaço Formigueiro

O que servir em festa infantil de 1 ano mais descontraídas

Se a sua festa infantil vai ser mais descontraída, nada tradicional; se você quer fazer algo mais descolado e moderno, você pode optar por servir apenas lanches. Hoje em dia existem uma grande variedade de lanches que fazem sucesso e que não deixam nada a desejar ao cardápio tradicional.

Entre os tipos de lanches mais legais que você pode servir atualmente podemos citar os crepes (tanto o aberto quanto o servido no palitinho), os hambúrgueres gourmet, pastéis, taco e outras comidinhas mexicanas, temakis e sushi (para quem gosta de comida japonesa), tapioca e crepioca. Mas também é claro que os tradicionais salgadinhos podem ser uma boa pedida, são clássicos que a gente adora: coxinha de frango, bolinha de queijo e empadinha.

O que servir em festa infantil de 1 ano
Os salgadinhos são sucesso garantido nas festas infantis mais descontraídas onde cada convidado se serve. Foto por Fábula de Papel
O que servir em festa infantil de 1 ano
Uma opção que todos gostam: os salgadinhos fritos – Foto por Sr Churras Buffet
O que servir em festa infantil de 1 ano
Servir crepe na festa é sempre uma atração à parte e cada convidado faz o seu do seu próprio gosto – Foto por Loucura de Crepe
O que servir em festa infantil de 1 ano
O mini hambúrger está na moda, na onda do gourmet – Foto por PDG Gourmet

Vídeos com mais ideias do que servir na festa infantil de 1 ano

Confira também as dicas abaixo de vídeos do YouTube que falam sobre o que servir numa festinha.

  • Comes e Bebes para festa de aniversário de um ano, vídeo do canal da youtuber Nati Deutsch:

    Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assisitir
  • Como escolher cardápio de festa, vídeo do canal Era Uma Vez BH:

    Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assisitir
  • O que servir num aniversário de festa infantil de 1 ano, vídeo do canal da youtuber Mônica Medeiros:

    Se o vídeo acima não abrir, clique aqui para você assisitir

Nós da equipe do blog Roupinhas de Bebê esperamos que você tenha gostado muito desse post e que as dicas apresentadas aqui sejam úteis ao você preparar a festinha da sua criança. Escreva para nós aqui nos comentários dizendo o que achou ou como foi a sua festa, nós vamos adorar saber! E por hoje é só, mas a gente se encontra no próximo post, até lá!

chá de bebê simples

Chá de bebê simples

No post de hoje nós vamos dar algumas dicas úteis de como fazer um chá de bebê simples. Se você não tem muito dinheiro para fazer um chá rebuscado, não deixe de comemorar por isso. Você pode sim organizar o chá do seu bebê de maneira econômica e não menos interessante por isso. As mulheres gostam de participar desse momento tão importante da vida da gestante. As pessoas que gostam de você vão querer estar perto, não importa se sua festa é mais chique ou um chá de bebê simples.

Dicas para chá de bebê simples
@_cintiarebeca

Além de se comemorar a chegada de um novo bebê, a festa do chá de bebê é uma maneira prática e divertida de contribuir com a nova mamãe nesse momento que é tão dispendioso. No Brasil, já há muitos anos, o que tem funcionado mais é cada convidada levar um pacote de fraldas para o bebê, o que ficou conhecido como “chá de fraldas”. Dessa forma o presente não pesa tanto no bolso da convidada, já que apenas um pacote de fralda não é tão caro, e ajuda a mamãe a fazer um estoque de fraldas e com isso já melhora bem o orçamento familiar que às vezes é complicado nessa etapa da vida com a chegada do bebê, não é verdade?

O que servir na festa?

Outra maneira de economizar na festa de chá de bebê é pedir que cada convidada leve um prato doce ou salgado, ou uma bebida. Então nesse caso, a grávida não precisa se preocupar tanto com as comidas da festa, não fica tão caro. Mas fazemos uma observação aqui: é sempre bom que a grávida esteja preparada com algum salgado e bebida extra, pois já houve casos de festas onde todas as comidas eram por conta das convidadas, e por motivos diversos, muitas não foram, deixando a festa desfalcada no quesito alimentação. Um bom planejamento é deixar metade por conta das convidadas e metade por conta da anfitriã.

Dicas para chá de bebê simples
Foto: @casadosalgadoslz

Boas opções para servir na festa são mini salgadinhos como coxinha, bolinha de queijo, empadinha, quibe, etc. Uma opção bem barata é fazer dois ou três tipos de patês, deixar em uma mesa ao lado de torradinhas ou biscoitos. Você também pode passar o patê no pão de forma e fazer mini sanduíches. Pode-se até mesmo servir biscoito de polvilho e amendoim japonês em recipientes de vidro. Lembre-se que essa festa é um chá (normalmente feita a à tarde), por isso não escolha pratos muito elaborados ou “pesados”, sirva comidinhas leves e que se comem com a mão.

Ideias para chá de bebê simples
Foto: @casadosalgadoslz

Já para a parte de doces, bolos caseiros são uma boa opção pois combinam muito bem com os chás. Você pode também ter geleias para passar na torradinhas, biscoitinhos ou nos próprios bolos.

Se gostar, pode ter docinhos como brigadeiro e beijinho, clássicos das festas no Brasil.

Dicas para chá de bebê simples
Foto: @producoes_bh

Para as bebidas, refrigerante, suco de frutas e claro, o chá de sua preferência (quente ou gelado). Águas saborizadas são gostosas e dão um charme extra. Basta acrescentar à agua gelada folhinhas de hortelã, pauzinhos de canela ou rodelas de limão. Bebidas alcoólicas não combinam com essa festa, até mesmo porque a grávida não deve ingerir bebida alcoólica.

Dicas para decorar o chá de bebê sem gastar tanto

As bexigas são baratas e podem decorar o ambiente simples e fácil. Normalmente escolhe-se cores claras, que podem ser os tradicionais rosa para menina e azul para menino, ou um mix de cores em tons pastel como verde, pêssego, amarelo e lilás. Mas tudo vai depender do tema da festa que você escolher.

ideias para chá de bebê simples
Foto: @leiro.decor

Você pode fazer um varalzinho e nele pendurar algumas roupinhas que o bebê já ganhou. Com isso você não gasta nada. Apenas certifique-se de lavar e higienizar todas as peças do bebê depois.

Outra ideia de varal é você preparar papeizinhos em formato de roupinhas de bebê e cada convidada escreve um recado para a mãe ou para o bebê e pendura no varalzinho.

Dicas para chá de bebê simples
Foto: Catch My Party

Para fazer o fundo da mesa do bolo e esconder a parede você pode usar TNT, que se compra por metro em lojas de tapeçaria, é uma solução barata e fácil de ser executada.

Dicas para chá de bebê simples
Foto: @raulianisouza

Você não precisa gastar com um bolo decorado de verdade. Continua muito em moda fazer o bolo de fraldas para decorar a festa. O bolo de verdade (simples) estará na mesa de comida, ou vem da cozinha. Em cima do bolo de fraldas você pode colocar um sapatinho de bebê.

Dicas para chá de bebê simples
Foto: @mari.taoliang

Olha essa ideia que fácil e barata: encape caixas de papelão com papel craft e depois coloque letras formando a palavra Baby ou Bebê, fica muito legal!

Ideias para chá de bebê simples
Foto: Catch My Party

Aproveite a moda rústica e use caixotes na decoração, é simples, barato e muito charmoso!

ideias para chá de bebê simples
Foto: fofuralices

Lembrancinhas baratas

Mesmo com um orçamento enxuto é possível dar alguma lembrancinha para a convidada levar para a casa. Compre sacos grandes de suspiros e distribua em saquinhos menores, depois amarre com fitilho colorido. O material em EVA é barato e permite criar muitas ideias baratas. Há quem faça também lembrancinhas com material reciclável. Pesquise na internet que com certeza você encontrará opções lindas e acessíveis, é só colocar a mão na massa!

ideias para chá de bebê simples
Fotos: @leiro.decor

Outra ideia é você comprar mini recipientes de plástico, vendido em lojas de artigos para festas ou lojas de 1,99. Depois você enche esses potinhos com algum tipo de bala ou guloseima.

Vídeos com dicas para chá de bebê

Confira agora alguns vídeos com mais ideias legais para você fazer um chá de bebê simples porém inesquecível:

9 dicas para fazer um chá de bebê barato


Se o vídeo não abrir, clique aqui.

15 ideias de lembrancinhas baratas para chá de bebê


Se o vídeo não abrir, clique aqui.

Brincadeiras diferentes para chá de bebê


Se o vídeo não abrir, clique aqui.

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas e que elas te ajudem a fazer um chá de bebê simples, porém emocionante. Afinal seu bebê merece! 🙂