Vale a pena criar um site de vendas?

Afinal, será que ainda vale a pena criar um site de vendas nos dias de hoje? Vamos examinar aqui os prós e contras relacinados a esse assunto tão controvertido e que chama atenção de milhares de pessoas todos os dias.

Afinal, será mesmo que vale a pena criar um site vendas nos dias de hoje? Você pode usar um site de vendas para vender produtos e serviços, bem como cadastrar os dados dos clientes e trabalhar sem sair de casa. No entanto, precisamos entender melhor como isso funciona antes de tomar qualquer decisão.

Em primeiro lugar, um site de vendas nada mais é que uma loja online. Você também pode usar um site de vendas para aumentar o conhecimento da sua marca e criar uma maneira mais eficiente para os clientes comprarem seus produtos ou serviços. Em outras palavras, eles farão isso na comodidade do próprio lar.

Um site de vendas pode ser usado de várias maneiras para aumentar os lucros de seu negócio. Só para exemplificar, com um site de vendas você passa ter condições de vender para pessoas de qualquer lugar do mundo, e não mais só vender para pessoas da sua cidade.

Além disso, o uso de um site de vendas pode ajudar a aumentar o conhecimento da marca e criar uma maneira mais eficiente para que os clientes conheçam mais sobre seus produtos ou serviços. Isso acontece porque o site é uma fonte de informações, aonde as pessoas poderão visitar e conhecer mais sobre você, sua empresa e sobre o que você têm para oferecer.

Vale a pena criar um site de vendas
Vale a pena criar um site de vendas – Fonte: Google + Canva

Ainda vale a pena criar um site de vendas? 10 principais benefícios

Antes de mais nada, precisamos lembrar que uma das principais dúvidas que faz com que as pessoas perguntem se vale a pena criar um site de vendas é que hoje em dia existem muitas plataformas de vendas online. São tantas plataformas que às vezes nos perguntamos se ainda precisamos de um site. A resposta é SIM.

Mais à frente falaremos com mais detalhes sobre porquê ainda vale a pena criar um site mesmo com tantas plataformas de vendas pela Internet existentes por aí, porém agora vejamos alguns dos benefícios de usar um site de vendas, os quais incluem:

1. Você pode vender produtos e serviços on-line

2. Você pode gerenciar os dados do cliente

3. Você pode manter o controle do inventário (estoque)

4. Você pode aumentar o conhecimento da sua marca ou produto

5. Você pode criar uma maneira mais eficiente para os clientes comprarem seus produtos ou serviços

6. Você pode reduzir os custos e despesas do seu negócio

7. Você pode alcançar um público global

8. Você pode aumentar as vendas e os lucros se você já vende de forma presencial

9. Você pode oferecer descontos e cupons

10. Você pode fornecer suporte ao cliente por mais tempo além do horário comercial comum

O que é um site de vendas e para que ele pode ser usado

Um site de vendas é um site onde as empresas podem vender produtos e serviços on-line. Ele também pode ser usado para rastrear dados de clientes, acompanhar o inventário e aumentar o conhecimento da marca.

Além disso, um site de vendas pode criar uma maneira mais eficiente para os clientes comprarem seus produtos ou serviços. Isto pode ajudar a reduzir os custos gerais e atingir um público global. Em última análise, o uso de um site de vendas pode aumentar as vendas e os lucros para seu negócio.

VEJA TAMBÉM:  Qual é o melhor banco para abrir conta?

Como criar um site de vendas

Criar um site de vendas pode ser uma ótima maneira de aumentar os lucros para seu negócio. Para começar, você precisará escolher um webhost (servidor ou provedor de hospedagem) e nele criar o seu site.

Do mesmo modo, você também precisará adicionar produtos e serviços e criar páginas que permitam aos clientes aprender sobre sua empresa e o que você tem a oferecer. É muito importante colocar informações bem claras para que seus clientes não sintam-se frustrados ao buscar esses dados.

Além disso, você precisará adicionar um sistema de pagamento para que os clientes possam comprar o que eles precisam de você. Finalmente, você precisará testar seu site e garantir que ele está funcionando corretamente.

Para criar um site de vendas, siga estes passos

Escolha um provedor de hospedagem

Você precisará escolher um webhost para hospedar seu site. Há muitos webhosts diferentes disponíveis, portanto, faça sua pesquisa e encontre um que se adapte às suas necessidades.

Crie seu site

Uma vez escolhido um provedor de hospedagem, você precisará criar seu site. Há muitos construtores de sites diferentes disponíveis, sendo os mais conhecidos o WordPress e o Wix. Portanto, encontre um que se adapte às suas necessidades. Certifique-se de incluir todas as informações que seus clientes precisarão, tais como informações sobre produtos, informações de contato e como adquirir produtos ou serviços.

Adicionar produtos e serviços

Uma vez que seu site tenha sido projetado, você precisará adicionar produtos e serviços. Isto pode ser feito adicionando páginas com informações de produtos e um sistema de pagamento para que os clientes possam comprar o que precisam de você.

Adicionar páginas para informações do cliente

Além disso, certifique-se de adicionar páginas para informações do cliente. Isto inclui páginas que permitem aos clientes aprender sobre sua empresa, o que você tem a oferecer e como comprar produtos ou serviços de você – e aqui vale lembrar sobre as formas de entrega, dados do frete e políticas de devolução.

Teste seu site

Uma vez que tudo foi adicionado, você precisa testar seu site e ter certeza de que está funcionando corretamente. Isto inclui testar o sistema de pagamento e verificar se todos os links funcionem corretamente.

Promova seu site

Quando tudo estiver pronto, é hora de começar a promover seu site! Divulgue-o nas mídias sociais, nos grupos de Whatsapp e em qualquer outro lugar em que você possa pensar. Vale até fazer alguns cartões de visita ou folders! Quanto mais pessoas souberem sobre seu site, mais vendas você terá chance de fazer!

Os benefícios de utilizar um site de vendas

Para quem já têm um comércio, uma loja ou mesmo é um vendedor autônomo, um site de vendas pode ser uma ótima maneira de aumentar os lucros para seu negócio. Aqui estão dez benefícios de usar um site de vendas:

VEJA TAMBÉM:  Conversor de vídeo para MP3 - Conheça os 5 melhores

Você pode alcançar um público global

Com um site de vendas pode ajudá-lo a alcançar um público global com seus produtos e serviços. Isto pode ajudá-lo a crescer seu negócio para além das fronteiras físicas da sua região. Você pode enviar quase qualquer tipo de produto para praticamente todo lugar do planeta, através de empresas de transporte internacional.

Possibilidade de oferecer descontos e cupons

Ainda mais, com um site de vendas também pode oferecer descontos e cupons para ajudar a impulsionar as vendas e aumentar os lucros especialmente em datas comemorativas tais como dia dos pais, dia das mães, Natal e assim por diante. Os cupons de desconto são excelentes para manter os clientes fidelizados à sua marca.

Você pode acompanhar o inventário e os dados dos clientes

Através de uma loja online, você pode acompanhar o inventário e os dados dos clientes, o que pode ajudá-lo a melhorar suas operações comerciais. As vendas online pode ocorrer muito depressa e exigir que você tenha um controle mais cuidadoso sobre o seu estoque.

Ou seja, se você trabalha com venda de algum tipo de produto em que precisa ter controle de estoque para não permitir que algo seja vendido sem que você tenha o produto para entregar, então um site pode ajudar a fazer isso automaticamente.

Você pode criar uma maneira mais eficiente para os clientes comprarem seus produtos ou serviços

Certamente que um site de vendas pode criar uma maneira mais eficiente para os clientes comprarem seus produtos ou serviços. As compras online trouxeram comodidade e praticidade para os clientes, pois eles agoram têm a opção de fazer suas compras sem sair de casa, economizando muito tempo ao deixar de ir pessoalmente até à loja ou ao estabelecimento comercial.

Você pode fornecer suporte ao cliente para além do horário comercial

Com a concorrência sempre crescente, é cada vez maior o número de empresas que aumentam seu horário de atendimento. Com um site de vendas, você pode fornecer suporte ao cliente em horário extendido, o que pode ajudar a melhorar os níveis de satisfação do cliente e aumentar os lucros. Por exemplo, é possível usar o Whatsapp para isso.

Ter claras metas de vendas e desempenho

Vender mais significa ter mais conhecimento sobre a sua clientela. Através de um site de vendas pode rastrear metas de vendas e desempenho, o que pode ajudá-lo a melhorar seus esforços de marketing e consequentemente aumentar os lucros. Por exemplo, com o tempo você terá mais informações sobre o perfil do seu público e as características principais dos seus clientes para, a partir disso, buscar novos clientes muito mais rápido.

Aumentar o reconhecimento da marca

Com a ajuda de um site de vendas também pode ajudar a aumentar o reconhecimento da marca, o que pode levar a um aumento dos lucros a longo prazo. Então, com o tempo os clientes passarão a lembrar de sua marca assim que eles tiverem a intenção de compra do produto ou serviço que você oferece. É a mesma lógica dos consumidores que gostam de uma certa marca de bebidas, por exemplo.

VEJA TAMBÉM:  Frases de motivação que vão melhorar o seu dia

Você pode oferecer frete gratuito

Depois que você tiver uma cerca margem de faturamento, você poderá por meio de seu site de vendas avaliar a possibilidade de oferecer frete gratuito em pedidos acima de um determinado valor, o que pode ajudar a aumentar a receita. Só para exemplificar, você pode dar esse benefício para clientes de determinadas regiões mais próximas do seu endereço ou do endereço de onde os seus produtos encontram-se.

Você pode ter um blog

O blog é como uma revista digital onde através dele contamos novidades, escrevemos notícias breves e podemos interagir com as pessoas de um modo mais pessoal, menos formal. Ou seja, um site de vendas também pode ter um blog, que pode ajudar você a se conectar com seus clientes e construir relacionamentos.

Você terá um site próprio independente de suas vendas em outra plataforma

Este é um ponto de importância fundamental. Quando você vende em plataformas como Mercado Livre, Shopee, Magazina Luíza ou qualquer outra, você então passa a estar sob as políticas e diretrizes dessa plataforma. Ou seja, isso significa que você poderá ter sua conta encerrada por ter quebrado um ou vários destas políticas.

Em outras palavras, com um site de vendas próprio você diminuiu sua dependência das plataformas de vendas. Assim, se em determinado momento você ficar sem acesso à plataforma de venda – que seja o Mercado Livre ou qualquer outra – então você ainda terá seu próprio site para fazer as suas vendas.

Considerações Finais

Acima de tudo, ao criar um site de vendas é importante ter o cliente em mente. Pense em como seu cliente poderá ser melhor atendido e bem servido com informações de qualidade. Aliás, informações de qualidade siginifica dar informações precisas, claras, fáceis de entender e que dão todos os detalhes importantes do seu produto ou serviço.

SAIBA MAIS

Identidade Digital – Conheça os benefícios e como fazer hoje

Como rastrear celular pelo número via satélite grátis

Aplicativos gratuitos para monitorar o celular dos filhos

Portanto, ainda vale a pena criar um site de vendas mesmo com tantos Market Places existentes por aí. De fato, pode parecer que ter seu próprio site de vendas não é mais necessário, mas acredite: seu site de vendas será SEU espaço, próprio e particular. Nele, você têm plena autonomia.

Finalmente, após criar seu site de vendas, teste-o detalhadamente antes de fazer a divulgação na Internet. E não se esqueça de promovê-lo com a boa e velha propaganda boca a boca também!

Assim, quanto mais pessoas souberem sobre seu site, maiores serão as chances de encontrar mais clientes. Com o tempo, você poderá receber novos clientes por indicação daqueles seus clientes mais antigos. Enfim, esperamos ter colaborado para esclarecer suas dúvidas. Um abraço e até mais!

Aguarde …

0