O que fazer quando o celular trava

Ao planejar a compra de um novo smartphone, há algumas coisas que você pode fazer para tentar melhorar o desempenho do seu telefone antigo.

A maioria de nós é pego de surpreso pois não sabemos o que fazer quando o celular trava, pois não sabemos como resolver isso. Então fizemos uma lista das coisas simples que você pode fazer agora no seu celular para resolver o travamento e manter o aparelho funcionando normalmente por mais tempo.

Se o seu telefone tiver mais de dois anos, ele pode mostrar sinais de desaceleração e eventualmente pode até congelar. Um telefone com quatro anos terá um desempenho muito pior do que um telefone mais recente. Mas isso não é só por causa da idade em si. Existem outras causas envolvidas.

Diferentes causas podem levar à lentidão e travamento: aplicativos mais pesados, maior desgaste da memória ou sistema exigente. À medida que o tempo no telefone aumenta e mais tarefas e aplicativos pesados ​​são usados, o sistema operacional e os aplicativos podem começar a ficar lentos e travar.

Esses problemas podem ser devidos ao fato de o sistema operacional mais recente ser mais poderoso do que os sistemas mais antigos e ter que trabalhar mais no processador e na memória do telefone. Eles também podem ser devidos a muitos aplicativos em execução em segundo plano o tempo todo, ocupando memória.

Finalmente, esses travamentos podem acontecer devido ao pouco armazenamento do telefone ou da memória externa (cartão de memória). Veja as soluções que você pode fazer logo abaixo e teste hoje mesmo a diferença que cada uma delas vai fazer no seu aparelho.

O que fazer quando o celular TRAVA
O que fazer quando o celular TRAVA – Fonte: Canva + Google

Reiniciar o celular

Reiniciar o aparelho é uma coisa fácil que não leva muito tempo e pode tornar o telefone mais “esperto” por um curto período de tempo. Você também pode desligar aplicativos ao longo do dia, e isso pode ajudar um pouco, embora os telefones sejam projetados para entender seus hábitos e rotina com os apps abertos.

Evite o superaquecimento

Seu celular pode estar superaquecendo, seja porquê ficou muito tempo sob a luz do Sol, seja porquê esteve por tempo prolongado em um ambiente com temperatura elevada. Em casos assim, o aparelho trava ou até desliga como forma de prevenção contra danos.

VEJA TAMBÉM:  Frases para colocar no recado do Whatsapp - Mais de 150

O desligamento automático é uma ação de emergência que o seu aparelho pode fazer sozinho quando o celular trava. Esse evento é uma medida de urgência pois os componentes eletrônicos do celular são muito delicados e podem estragar facilmente diante do excesso de calor.

Faça as atualizações pendentes

As atualizações do sistema operacional geralmente trazem novidades, mas também melhoram a eficiência e a segurança. Seu dispositivo só será atualizado se o fabricante acreditar que o aparelho têm as especificações para suportar o novo programa. Se não for assim, então o celular não vai ser atualizado.

Desligue todas as animações

Escolha os recursos e animações mais simples do seu telefone, pois novas versões do sistema geralmente não significam que o telefone ficará mais pesado. Na verdade, o oposto é verdadeiro. ÀS vezes, uma versão nova do sistema de seu celular, indicado pelo fabricante, pode ser mais leve e funcionar mais rápido.

Além disso, faça uma faxina: remova papéis de parede extras e widgets com muitas animações e efeitos especiais. Assim, seu telefone pode ter um desempenho muito melhor. Fundos pretos ou escuros em telas OLED e AMOLED podem ajudar a economizar bateria.

Apague tudo o que não for importante

Apagar o que não serve mais deveria ser a primeira coisa para fazer quando o celular trava, contudo geralmente só deixamos para fazer isso como uma última tentativa. Na verdade, deveríamos excluir arquivos inúteis com frequência, pelo menos uma vez por semana. Reserve um tempo para isso!

Às vezes, o sistema fica lento ou trava, devido a muitos programas em execução ao mesmo tempo ou espaço de armazenamento insuficiente. Limpe o cache do seu celular no menu de configurações, em Armazenamento. Isso liberará espaço ao remover fotos, vídeos e outros arquivos armazenados na memória.

Conecte o telefone a um computador e transfira suas fotos e vídeos. Depois, remova-os da memória do seu celular. Vale a pena mudar a configuração do seu celular para imagens do Google Fotos ou Fotos do iPhone com a opção mais barata, que salva as fotos em boa qualidade, mas não na melhor qualidade possível.

VEJA TAMBÉM:  Como converter um vídeo para áudio de maneira fácil com conversor MP3

Limpe o Whatsapp

Se o seu Whatsapp estiver carregado com fotos, vídeos, figurinhas e conversas de texto e áudio, apostamos que ele precisa de uma boa limpeza. Arquive conversas importantes em andamento e livre-se de todo o resto (grupos que não têm mais atividades também).

Além disso, faça bom uso dos backups em nuvem e, se necessário, inscreva-se no serviço para aumentar seu armazenamento e manter todos os seus arquivos salvos. Por fim, vá para Configurações do aplicativo, Armazenamento e gerencie seu armazenamento. Recomendamos para isso o Google Drive.

Dica rápida para configurar Whatsapp e evitar travamento do celular

Existe uma função inútil do seu WhatsApp que você pode desativar. Pode ser por isso que o seu celular está lento sem memória e sem espaço. É que se você recebe fotos e imagens todos os dias, então é muito provável que isso esteja sobrecarregando o seu aparelho. Veja como fazer:

  • Abra o seu WhatsApp
  • Clica nos três pontinhos do lado direito e selecione Configurações
  • Após isso selecione Armazenamento de Dados
  • Você vai ser uma área onde está escrito “Download automático de Mídia”.
  • Há três opções ali: Ao utilizar dados móveis, Ao utilizar Wifi, Em roaming. Desative o download automático de mídia nos dados móveis, do wifi e até mesmo do roaming.

Agora quando você receber um arquivo uma foto de alguém perceba que vai ficar borrado e com o botão para baixar. Ou seja, você só vai salvar esse arquivo no seu celular se você realmente quiser. Diga adeus a fotos e vídeos que ficam ocupando a sua memória inutilmente!

Voltar para as configurações de fábrica

Melhorar o desempenho do seu celular às vezes significa que você vai precisar redefinir o telefone para as configurações de fábrica. Depois que o sistema for atualizado, tudo será apagado e o sistema será redefinido para o básico. Ou seja, é como se você tivesse acabado de comprar o celular.

VEJA TAMBÉM:  Conversor de vídeo para MP3 - Conheça os 5 melhores

Isso significaria que você perderia o acesso a muitos aplicativos (bancos, pagamentos, sites em que você têm cadastro, etc.) e teria que fazer login em tudo novamente. É importante considerar se isso é algo que você deseja e fazer backups, se necessário, antes de continuar.

Essa é a opção mais radical dentre todas que abordamos aqui e pode ser a única coisa que resta para fazer quando o celular trava. Deixe essa alternativa para o último caso, mas você ainda pode tentar mais uma última coisa antes de partir para essa medida extrema.

O que fazer quando o celular trava e nenhuma das dicas funcionou

Se nenhuma dessas dicas deu certo então você pode tentar usar um app para limpeza do celular. Esse tipo de app funciona como uma faxina pesada do celular e têm a capacidade de limpar todos os arquivos inúteis de forma automática. Depois disso, ele ainda te mostra facilmente todos os apps instalados para análise.

Saiba mais

Aplicativo de Bom dia, Boa tarde, Boa Noite para Whatsapp

O que é identidade digital e saiba como fazer

O melhor app para monitorar Whatsapp dos filhos grátis

Assim, ao analisar tudo o que você têm instalado no seu celular, é possível avaliar e decidir o que pode ser apagado. Pode ser que você tenha baixado algum aplicativo para testar e esqueceu de desinstalar. Portanto, ele está ali ocupando espaço e você já até esqueceu.

O app mais popular é o CCleaner. Mas recentemente surgiu um outro aplicativo tão bom ou melhor ainda do que o CCleaner, o qual chama-se Speed Booster e que também está disponível no Google Play Store. Experimente ambos para limpar o seu celular. Enfim, gostou das dicas? Compartilhe este artigo com os amigos!

Aguarde …

0