Como endurecer a unha?

Se fosse uma tarefa fácil, todo mundo saberia como endurecer a unha. Mas a verdade é que unhas saudáveis podem exigir alguns cuidados especiais.

A unha é uma das áreas que as mulheres mais gostam de cuidar. Afinal, nada melhor do que unhas bonitas, saudáveis e bem cuidadas!

Mas, as unhas podem ficar quebradiças e começarem a lascar. Por isso, saber alguns cuidados de como endurecer a unha pode garantir que elas fiquem mais saudáveis por mais tempo. 

Dicas de como endurecer a unha 

Uma boa alimentação é fundamental para a saúde das unhas. Dessa forma, sempre opte por frutas, legumes e vegetais, sobretudo com vitaminas do complexo B. Elas ajudam na saúde das unhas. 

Logo de cara, podemos adiantar que uma base fortalecedora para unhas ajuda no crescimento saudável. Mas evite exageros!

Além disso, uma dica para quem têm o hábito de roer unhas: procure livrar-se desse costume o mais rápido possível. Isso é essencial para o crescimento das suas unhas.

Vamos te dar algumas dicas de como endurecer a unha, para que elas fiquem saudáveis e bonitas! 

Unhas fortes e saudáveis com dicas simples – Fonte: Canva PRO/Google

1 – Evite contato com água quente por muito tempo 

Tem gente que adora um banho bem quente! Porém, o contato por vários minutos com água quente faz as unhas ficarem fracas e quebradiças. 

Por isso, evite banhos quentes muito demorados. 

2 – Deixe suas unhas respirarem

Há algumas mulheres que simplesmente não conseguem ficar um único dia sem esmalte. No mesmo dia, elas já tiram o esmalte antigo e já passam um novo esmalte. Isso aumenta a probabilidade das unhas ficarem fracas. 

O ideal é deixar suas unhas respirarem por, pelo menos, um dia entre uma esmaltação e outra. 

3 – Não tire as cutículas 

Embora muitas mulheres não gostem, a cutelagem prejudica as unhas. Sobretudo se for uma cutelagem funda, que retira todas as cutículas. 

As cutículas são tecidos de proteção das unhas, portanto, se você quer ter unhas mais saudáveis e fortes, apenas empurre mas não retire as cutículas. 

4 – Hidrate as unhas 

Quando se pensa em hidratação, dificilmente nos lembramos que as unhas também são importantes e precisam estar hidratadas. Portanto, opte por cremes hidratantes específicos para mãos e unhas. E lembre-se de usar com frequência. 

Unhas secas ficam bem quebradiças, ao contrário de unhas hidratadas, mais saudáveis. 

5 – Corte as unhas com frequência 

Sabe aquela história que um cabelo saudável deve ser cortado, sobretudo as pontas, de tempos em tempos? O mesmo vale para as unhas. 

Corte suas unhas com frequência, usando equipamento adequado como um cortador de unhas ou uma tesoura específica para isso. Nada de ficar mordendo ou tentando cortar com um equipamento sem corte. 

Cortando as unhas com frequência ideal, elas lascarão menos e terão mais força para crescer. 

6 – Use bases fortalecedoras 

No mercado, existem várias opções de bases fortalecedoras. Essas bases devem ser usadas antes do esmalte. Inclusive, em sua composição, elas possuem compostos que ajudam no fortalecimento das unhas. 

Escolha uma boa marca de base e sempre use antes do esmalte. Isso não só garante a beleza da esmaltação por mais tempo, como também ajuda no fortalecimento das unhas. 

7 – Repense unhas artificiais

Quem usa unhas de acrílico, alongamento com fibras ou em gel acaba ficando assustado (a) quando a estrutura é removida. Geralmente, as unhas estão bem fracas e quebradiças. Portanto, se você considera que suas unhas já estão fracas ou quebradiças, repense colocar unhas artificiais, não importa qual método seja. 

A tendência é elas ficarem mais quebradiças do que antes. O ideal é fortalecer bem as unhas antes de utilizar qualquer tipo de tratamento com unhas artificiais, pois, certamente as unhas estarão mais fragilizadas depois. 

Com essas dicas, você conseguirá fortalecer suas unhas, deixando-as belas, fortes e muito saudáveis! 

Aguarde …

0