Enxoval de bebê

Enxoval de bebê

As roupinhas e outros itens do enxoval de bebê para recém-nascidos tendem a ocupar muito mais espaço no guarda-roupas da criança, muito mais do que qualquer um de nós jamais poderíamos imaginar. A lista é longa e as necessidades em matéria de vestuário para bebês são muitas, mas a parte mais importante de um enxoval do bebê consiste em roupas e peças de quarto, tais como cobertores, casacos, meias, vestidos – no caso das bebês meninas – e calçados.

Vamos olhar para um enxoval do bebê típico, e em quais artigos e acessórios os pais precisam providenciar. Assim, é possível entender por que há tanta coisa para alguém tão pequeno. Roupa é o item mais importante no enxoval (enxoval de bebê é um termo originado no idioma francês e significa carga ou pacotes). Esse termo, enfim, descreve muito bem os acessórios e artigos para bebê que devem estar presentes e disponíveis no guarda-roupa.

Na moda para meninas, as roupas de nenem feminina mais comuns são os vestidos, body’s e calcinhas. Acréscimos como bordados, rendas e tricot são muito bem-vindos por mães que buscam um diferencial no look para bebês.

Enxoval de bebê
Foto: Freepik

Nos primeiros meses, seu bebê necessita de cuidados com a temperatura corporal, e você pode incluir um bolero para bebê no enxoval. Mesmo que o tempo não esteja tão frio, é comum que as pessoas frequentem lugares com ar condicionado ou sistema de ventilação, fazendo com que seja necessário providenciar um aquecimento adicional ao bebê. É por isso que você deve acrescentar o bolero infantil na lista do enxoval.

A lista do enxoval de bebê

Aliás, os guarda-roupas precisam de muito espaço para armazenar toda essa série de roupinhas e acessórios e, especialmente, para guardar as centenas de fraldas que os pais costumam receber de presente durante o chá de bebê. É importante ter muitas fraldas, pois quando pensamos em viajar ou visitar parentes, fraldas são indispensáveis e precisam de um lugar garantido na mala, preferencialmente de tamanho médio, para proporcionar o armazenamento de tudo aquilo que é essencial aos cuidados com o bebê.

Dentro do grupo de vestuário no enxoval de bebê, podemos citar os cobertores, calças, pijamas, calças plásticas, vestidos, meias, sapatos, boinas, camisas de uso diário, e muitas fraldas. Além dos trajes que o bebê precisa para dormir e vestir ao longo do dia, lembre-se também dos itens de higiene. Talco, loção para bebê, sabonete antialérgico, banheira, lenços umedecidos, chupetas e assim por diante. Você já pode ver e compreender quanto espaço uma criança pequena pode realmente exigir em sua casa ou em seu automóvel.

Enxoval de bebê
Foto: Freepik

Mas antes de tudo isso, seu bebê ocupa uma grande parte do espaço em seu coração. As roupas de grife ou vestidos de bebê para festas encantam e atraem os pais de primeira viagem, e merecem um capítulo à parte. Os pais querem o melhor para seu bebê recém-nascido, e podem escolher roupas de grife ou em boutiques e ateliês especializadas em moda infantil feminina, para obter o merecido destaque em festas e outros eventos especiais. É importante lembrar que as camisas pequenas, vestidos, sapatos e outros itens de vestuário não irão vestir seu bebê por muito tempo, e você pode então  repassá-los para outra pessoa, ou armazená-las para uso futuro quando um outro bebê chegar.

O algodão é o melhor material para a confecção das roupas de bebê recém-nascido feminina, dado a sua origem natural. Com o algodão – ou também o tricoline – seu bebê ficará mais protegido contra eventuais alergias e irritações cutâneas provocadas pelo tecido. Este material também é indicado na roupa para o bebê sair da maternidade.

Identificando os itens necessários para o enxoval para bebê feminina

Enxoval de bebê
Foto: Freepik

Comprar o melhor que você pode pagar em roupas de bebê ou em enxoval de bebê significa que os artigos, acessórios, roupas e outros itens vão durar por muitas gerações, conservando seu grande estilo por muitos anos vindouros. Escolha as cores que são mais simpáticas e charmosas para você, e que tenham a vantagem de fazer com que seu bebê seja notado por todos – claro, sem exageros. As cores cítricas e fortes geralmente não são tão populares para vestir as crianças, segundo o ponto de vista dos pais.

Então, nós – pais e mães – normalmente daremos preferência a tons mais neutros e discretos, como azul, rosa ou amarelo. Mantenha o enxoval de bebê generalizado quanto ao sexo, escolhendo amarelo, vermelho e verde, para que, quando o menino deixar de utilizar as roupinhas, elas sejam aproveitadas mais tarde para uma menina. Entre os desenhos e figuras mais utilizados para roupas de bebê e nos itens que compõe o enxoval de bebê podem estar na forma de animais, pirulitos e personagens dos desenhos animados, e os bebês ainda pequenos gostam de um determinado desenho ou figura, expressando maior simpatia ou afeição por certo desenho.

Você perceberá que, ao longo do tempo, seu bebê vai demonstrar ter maior preferência por certos desenhos, cores e formas. Na Internet, a escolha dos itens para o enxoval de bebê é muito mais facilidade, pois aqui haverá também uma enorme variedade de materiais, padrões e desenhos, a partir do qual a sua tarefa será apenas selecionar os artigos constituídos de materiais os quais sejam mais macios e duráveis. Em pouco tempo você terá criado suas próprias estratégias de escolha para roupas de bebê, acessórios, artigos de banho e outros itens do enxoval de bebê.

Onde comprar

Na loja Bela Pequena você encontra uma ampla variedade de roupas para bebê, vestidos, casaquinhos, conjuntos, macacões e moda tal mãe tal filha

 

Enxoval de bebê menina

Enxoval de bebê menina

Uma das fases mais belas da vida de qualquer casal é a chegada do bebê. Quando uma criança está a caminho, tudo se torna espera e os preparativos são os mais diversos possíveis. Os futuros papais começam a fazer cursos e procurar dicas para não fazer nada de errado e, aqueles que não serão pais pela primeira vez, buscam relembrar como é cuidar de uma criança pequena e o que é necessário para agradá-la.

Além de tudo isso que envolve o universo da esperada pelo mais novo membro da família, é preciso pensar nas coisas materiais que a criança vai precisar. O enxoval envolve muitos detalhes e é importante não se esquecer de nada, comece fazendo uma lista do que você acha essencial e depois a revise com algumas pessoas que podem fornecer opiniões.

Antes de começar a procurar em lojas e sair por aí comprando o que você acha que será preciso, faça um chá de bebê. Ele costuma ser feito entre o sexto e sétimo mês de gravidez da mulher, portanto, até essa data, não precisa ficar pensando no enxoval, basta cuidar da saúde para o bebê se desenvolva saudável.

enxoval de bebê menina
Foto: Pixabay

Na hora de preparar o chá de bebê, coloque nos convitinhos alguns itens que serão necessário para o enxoval do seu filho. Lembre-se que nem todo comparecerá e que os presentes pedidos não devem ser dos mais caros, isto, infelizmente, quem terá que bancar são os pais e quem sabe ter uma ajudinha dos futuros avós.

Para saber o que comprar, você vai precisar saber de alguns detalhes e definir algumas coisas. Por exemplo, é necessário saber o sexo do bebê, saber se ele vai nascer no frio ou no calor, qual a rotina da casa etc. Existem lares em que se lava a roupa com bastante frequência, por isso não será necessário ter tanta quantidade, já em casas onde se organizam diferente, é preciso investir em mais.

Porém, uma dica muito relevante em relação a quantidade é: não exagere. O enxoval de bebê muda quase que a cada três meses, então vá devagar nas compras. Preocupe-se com algumas contas, por exemplo, a média em que é preciso trocar o bebê é de 3 em 3 horas, portanto, calcule quantas fraldas precisará por dia e previna-se com isso.

Na hora de comprar é bom separar por categoria, começando pela higiene pessoal e passeio. Você vai precisar de algumas caixas de lenços umedecidos, de pelo menos 4 mamadeiras, de um kit de escovas para limpeza de mamadeiras, alguns rolos de fita adesiva, no mínimo 2 pacotes de algodão, 12 fraldas de pano, 8 pacotes de fralda descartáveis tamanho P, 6 fraldinhas de boca (para limpeza), uma ou mais bolsas para carregar tudo isso e uma cadeirinha de bebê para transporte dentro do carro.

Enxoval de bebê menina
Foto: Pixabay

As fraldinhas de pano são uma peça chave desde que o bebê nasce, ela serve como toalha para recém nascidos e também podem forrá-las, evitando o desgaste rápido. Como a média de fraldas descartáveis por dia é de 8, um pacote inteiro, compre cerca de 10 pacotes, pois é preciso saber qual a marca melhor vai se adaptar e também o tamanho.

Na hora do banho também são necessárias às compras de alguns itens específicos. Procure comprar óleo para bebê, jogo de escova e pente, um frasco de álcool 70% (para limpar o umbigo), Shampoo e sabonete neutro, esponja macia para banho – de preferência específica para bebês, pomadas para assadura, hastes flexíveis de algodão e no mínimo 4 toalhas de banho com capuz.

O capuz é importante quando a criança é pequena para ajudar a proteger do frio, mesmo que a estação seja o verão. O vento em contato com o ouvido pode trazer muita dor para a criança e até deflagrar alguma infecção. O tecido da toalha também é importante que seja bem macio, pois a pele do bebê é muito frágil.

As pomadas são recomendadas por pediatras e normalmente, após as primeiras avaliações, ele indicará pelo menos mais 3 tipos de pasta para evitar problemas com assaduras. Outro detalhe importante é o sabonete, não se esqueça de ser sempre neutro, pois alguns componentes dos sabonetes com aroma podem irritar a pele da criança.

Enxoval de bebê menina
Foto: Freepik

Outra categoria que você pode separar são os acessórios, alguns produtos importantes para adquirir que serão usados em diversas situações. Você precisará comprar uma pinça, um termômetro para medir temperatura, um cortador de unhas ou tesourinha que tenha as pontas arredondados, em média 8 cabides, um prato para servir a papinha do bebê, um jogo de talheres infantil, uma banheira plástica (se desejar, um suporte para a mesma) e um trocador bem macio. Existem disponível no mercado alguns trocadores com uma tampa para abrir e fechar, abaixo dessa tampa fica a banheira, além de economizar, fica mais fácil de dar banho no bebê, vale a pena pensar nesta ideia.

Outros produtos destinados para o quarto e também para o dia do nascimento do bebê são necessários. Você precisará de um lixeiro para as fraldas sujas, um carrinho de bebê, um berço, um colchão e um protetor de colchão. Há outros itens opcionais, que servem para o conforto do seu bebê e também para dar um auxílio a mais para os pais, veja abaixo uma lista:

Almofada para amamentar

Esterilizador de mamadeiras e chupetas

Talco

Sling ou canguru

Perfume ou colônia

Condicionador

Saboneteira

Chupetas

Porta-chupeta

Prendedores de chupetas

Garrafa térmica

Travesseiros ou rolinhos (em alguns casos o médico diz ser necessário)

Cortina

Kit de berço: edredom, trocador, saias de berço e almofadas laterais

Babá eletrônica

Termômetro para banheira

Enfeite de porta

Lembrancinha da maternidade para as visitas

Porta acessórios ou cesta farmácia

Trocador portátil

Escolha os cobertores, lençóis, travesseiros e demais roupas de cama conforme o toque, de acordo com a textura de cada um você poderá escolher o que vai ser mais adequado ao seu bebê, lembrando sempre que a delicadeza de um recém-nascido é bem grande e precisa de muitos cuidados. O segredo é ter calma e deixar tudo pronto para a chegada do mais novo filho, assim você terá tempo de ficar com ele e aos poucos a adaptação acontece.

Dicas para o enxoval do bebê

Confira algumas dicas importantes antes de comprar o enxoval do seu bebê.

O exame deu positivo, e o bebê está a caminho: é hora de pensar no enxoval de bebê! As opções são diversas, tanto para meninos como para meninas. Algumas listas de enxoval são maiores, e outras bem pequenas, mas tudo vai depender dos itens que você considerar de vital importância. Nem tudo é necessário, mas existem determinados itens essenciais para receber o bebê com total conforto e aconchego. Quando você começar a procurar e olhar o enxoval de bebê, uma coisa importante a ter em mente é a época em que ele vai chegar: será no tempo do calor ou em dias com temperaturas normalmente baixas? Se o bebê nascer quando os dias são mais quentes, é dispensável comprar muitos edredons, cobertores ou mantas. Se o bebê nascer durante os dias de inverno, não esqueça que eles são bem mais sensíveis em comparação aos adultos, e por isso é extrema atenção para protegê-los contra o frio. Sapatinhos, touquinhas, meias e luvas são itens essenciais para aquecer o recém-nascido. O enxoval de bebê deve ser escolhido com carinho e cuidado que seu filho merece.

enxoval de bebê

Algumas dicas para comprar o enxoval de bebê

Compre as roupinhas e os itens do enxoval de bebê progressivamente, isto é, pouco a pouco. Não é obrigatório comprar tudo de uma só vez, e provavelmente você poderá ganhar muitas peças do enxoval de bebê por meio dos parentes e amigos. Como já falamos em outros artigos aqui no site, os bebês crescem bastante rápido e devem perder algumas roupinhas em pouco tempo. É interessante que todas as roupinhas do bebê sejam confeccionadas em 100% algodão, de preferência, porquê é um tecido agradável, confortável e utilizado em diversas marcas tradicionais. Prefira os tecidos de algodão respirável, pois eles ajudam a manter o bebê fresquinho no verão e protegem muito bem no inverno. Evite deixar as roupinhas de bebê no enxague para deixá-las perfumadas, pois o bebê poderá ter algum tipo de reação alérgica. Procure escolher as roupinhas que podem ser lavadas com sabão de coco ou neutro, para reduzir as chances de alergias. Se for possível ainda, faça questão de que o enxoval do bebê seja confeccionado de materiais antialérgicos e material específico para bebês.

Não deixe o enxoval de bebê para a última hora

Evite deixar para preparar o enxoval de bebê no fim da sua gestação. Nas semanas finais, a tendência é a de que seu cansaço aumentará, você deverá enfrentar alguma indisposição e eventualmente terá certos tipos de dores nas pernas e nas costas, além de estar muito ocupada com outras obrigações, deveres de casa e alguns outros compromissos pessoais. Por essa razão, comece a providenciar o enxoval de seu bebê assim que for possível, ainda em suas primeiras semanas de gravidez, logo depois de você receber a notícia – e a bênção de Deus – de que será mamãe em pouco tempo.

Procure não vestir qualquer roupinha em seu bebê antes de assegurar que a roupinha está bem lavada e foi realmente passada à ferro quente. Não se deixe iludir pelo fato da roupa ser nova e por que, aos seus olhos, ela está limpa. As roupinhas passaram por muitas mãos e lugares que não podemos sequer imaginar, e bem provavelmente ela esteve em contato com várias bactérias e outros micro-organismos potencialmente prejudicais para o bebê. Lembrando também que o enxoval de bebê contém vários materiais diferentes, vindos de diversos fabricantes e lojas do país ou exterior.

É fundamental passar as roupinhas, pois o calor do ferro irá remover todas as impurezas que possivelmente existem. Colocar as roupinhas em exposição ao sol também irá favorecer para eliminar fungos e outras sujeiras invisíveis aos olhos. Sejamos cautelosos, tendo este cuidado atencioso com todas as peças do enxoval de bebê.